quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Catapora deixa cidades paulistas em alerta



Eu consegui vacinar meu filho em uma clínica particular. Tinha que dar o reforço da triplice viral (aos 5 anos) e fui informada que poderia dar uma nova vacina que conjuga a triplice viral com a catapora. O preço foi um pouco salgado (220,00 reais) mas vale pela segurança já que os postos não estão tendo a vacina. Nem mesmo na clínica particular eles tinham a vacina da catapora isolada.

"A catapora deixa várias cidades de São Paulo em alerta. No estado já foram registrados mais de 10 mil casos e 15 mortes por causa da doença neste ano. A vacina contra a doença está em falta e, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, foram compradas 200 mil doses, mas só 60 mil chegaram aos postos por causa de um desabastecimento mundial. Ainda de acordo com o órgão, um novo lote de vacina chegará em novembro.

Em Ribeirão Preto, já são mais de 2.700 casos. Só neste ano, foram aplicadas 4.500 vacinas e a vigilância aguarda mais doses para terminar os bloqueios em creches. “A vacina não está disponibilizada na rotina. Ela não está dentro do nosso calendário. Se tivéssemos a vacina disponível, num tempo mais hábil você consegue controlar o surto”, explica Elisabete Paganini, coordenadora do Programa de Imunização.

São José do Rio Preto está sem vacina há um mês. Desde o início do ano a cidade registrou 2.137 casos de catapora. A Secretaria da Saúde vacinou mais de 2.800 pessoas. Por causa da falta de vacinas o bloqueio à doença teve de ser interrompido.

Em Marília foram registrados 10 surtos em escolas e 63 pessoas contraíram a doença. Já em Limeira, desde janeiro foram registrados quase 1.700 casos e os postos de saúde estão sem doses da vacina."

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário