quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Mala do Livro leva leitura para as crianças


O programa é realizado pela Gerência das Bibliotecas da Secretaria da Cultura, e em cada fim de semana ele está em um local diferente. O projeto acontece em bibliotecas domiciliares, organizadas por agentes comunitários que organizam o acervo de livros, dicionários, revistas e enciclopédias. Há também atividades de teatro, artesanato, música e sessão de vídeos, todos sobre leitura. É recomendável telefonar com antecedência para a Gerência de Bibliotecas para se informar onde a Mala do Livro estará instalada e a partir de qual horário.

Mala do Livro (Gerência das Bibliotecas da Secretaria da Cultura)
(61) 3325-6223

Olha o Olho da Menina - presentinho para as crianças

Shopping Iguatemi- semana das crianças


Iguatemi traz Cartoon em Ação na semana da criança
A festa da garotada será ainda mais divertida com os jogos do Cartoon Network

Pista de dança, corrida de reciclagem, twister e muito mais. O Iguatemi Brasília traz, a partir do dia 2 de outubro, um dos games mais divertidos do Cartoon Network, o Cartoon em Ação. O evento fica até 12 de outubro na praça central do shopping.

Em um cenário alegre e divertido, o game começa pelo Espaço Reciclagem, onde as crianças brincam e ao mesmo tempo aprendem como fazer a coleta seletiva de resíduos. Objetos cenográficos mostram como colocar o lixo nas lixeiras correspondentes e o grupo que mais acertar ganha a brincadeira.

Logo depois, monitores chamam a atenção das crianças para a preservação do meio ambiente. Elas recebem um vasinho para customizar com adesivos dos personagens do Cartoon Network e levam um saquinho de terra e sementes de flores do campo para plantar em casa.
O terceiro espaço é totalmente dedicado ao twister, um jogo que desperta a coordenação motora. Enquanto um pé vai para um lado a mão vai para outro. Ganha quem tiver mais equilíbrio. Já na pista de dança, a última etapa, ninguém fica parado. Com luzes no chão, espelhos malucos na parede e muita música, a diversão é garantida.

Para participar e ajudar, o Iguatemi Brasília e o Cartoon Network estimulam que as crianças levem brinquedos novos ou usados para doar à Fundação Abrinq. O objetivo é mobilizar a sociedade para questões relacionadas aos direitos da criança e do adolescente.

Dica de compra



Fofo, pra quem for viajar para os EUA o site é: www.mouthman.com

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Coisas que fazemos como pais e mães



Paulo Geraldo (professor e psicólogo)

Recebi esse texto na reunião da escola do meu filho e achei muito interessante repassar a mensagem para nossa reflexão.

“O menino lá em casa não faz a sua cama de manhã. Não prepara sozinho a roupa para vestir no dia seguinte e nem mochila. Não arruma os seus brinquedos e nem o seu quarto. Não tem uma rotina de horários e de atividades para cumprir conforme sua idade. A mãe tem um gosto todo material em realizar por ele essas tarefas e o pai não vê nenhum problema nisso, pois o acha muito pequeno para tarefas. Há anos que isto se passa assim, o que produz um estilo de vida.

E, depois, o pai vai levar o menino à escola, mesmo que, indo a pé, ele demorasse apenas dez ou quinze minutos. É que tem a chuva, e os atrasos, e o peso da mochila, e o perigo de atravessar a rua... E, se for na grande cidade, os assaltos... Uma vez roubaram um relógio do primo dele. Há anos que isto se passa assim, o que produz um estilo de vida.
E, depois, o menino, além de não tratar das suas coisas, também não é envolvido nas tarefas comuns da casa. Porque se puser a mesa, é certeza que quebre pelo menos um copo. Porque não é de grande ajuda, se for preciso pregar um quadro na parede. Porque se sujaria se ajudasse na pintura da sala; e seria preciso, além do mais, tomar conta dele. Melhor os adultos fazerem ou a empregada. Porque tudo está muito frio para ser ele quem vai despejar o saco do lixo lá fora, no container ou muito cedo ou muito tarde para ir sozinho à padaria... Há anos que isso se passa assim, o que produz um estilo de vida.

Hoje em dia não mexe um dedo nem sequer para colocar a cadeira no lugar. Consome as coisas que aparecem feitas, e é capaz de resmungar se não arrumaram bem suas roupas, ou se o jantar atrasou.
Entretanto, chega uma altura em que os pais ficam alarmados. Assustamo-nos quando as coisas chegam a certo ponto, quando percebemos suas atitudes. Parece para nós, que ele está ficando muito infantil, sem iniciativa e acomodado, pouco maduro para a idade. Ficamos em pânico quando o menino tem uma queda grande no rendimento escolar. Insistimos então para que ele estude, para que seja responsável na sua vida escolar...
Mas acontece que a responsabilidade não nasce senão depois de se ter cultivado cuidadosamente, demoradamente, a semente da responsabilidade. Passamos anos a fomentar no menino um estilo de vida sem compromisso e, agora, de repente, exigimos-lhe que seja responsável? Passamos anos a paparicá-lo, e agora queremos que seja maduro? Para ele ser maduro, teria sido necessário que tivesse vivido: que tivesse passado experiências diversas, que tivesse enfrentado obstáculos, que tivesse feito coisas sozinho, que tivesse errado e emendado depois os erros, que tivesse se aperfeiçoado à custa de esforço pessoal. E nós temos feito tudo para lhe evitar esses obstáculos, essas experiências e esse esforço.
É claro que, quando à altura em que precisa mesmo estudar, porque as matérias se tornaram mais difíceis, ele não capaz de fazê-lo. Pois é natural que-não tendo sido habituado ao esforço de fazer a cama, de ir a pé para a escola, de pôr a mesa, de arrumar suas coisas, de comprar pão, de fazer seu café, de cumprir horários e fazer tarefas ao menos uma vez... – não seja capaz do esforço de estudar, que é maior que os outros.
É enganoso levar o menino ao psicólogo. É enganoso pensarmos que o problema está em não saber estudar, em desconhecer as técnicas de estudo. O problema dele é... Como o educamos. Exatamente. Se quisermos mudá-lo, primeiro teremos que mudar a nós próprios e as nossas ações... Seremos capazes de mudar?

O que temos exigido de nossos filhos? Qual estilo de vida produzimos em nossos lares?

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Para festinhas- gelatina na laranja


Achei fofo essa mesa e corri atrás da receita para fazer a gelatina na laranja. É só tirar os gomos da laranja, cortar ao meio e colocar a gelatina dentro. Depois de refrigerado cortar as metades ao meio e servir como na foto. Achei o efeito lindo e atraente para as crianças. Se preferir pode deixar a metade da laranja inteira e servir para comer com colher.

Festa Pequeno Principe




Minhas amigas sabem como penei para montar a festa do Pequeno Principe de 3 anos do meu filho. Encontrei essa festa linda do tema no site: http://mogemug.blogspot.com
Tem mais fotos publicadas lá pra quem se interessar por este tema tão fofo.

Halloween reciclagens


E no final de tudo que tal aproveitar aquela abóbora para fazer um comedouro para o passarinho?

Mais idéias para o Halloween






Opções de decoração que as crianças podem fazer sozinhas já que cortar abóbora é trabalho para um adulto.

Halloween

Como está chegando a época do halloween e algumas escolas costumam celebrar, resolvi postar a dica de como cortar a abóbora "Americans style."
Muitos criticam a comemoração do halloween no Brasil por se uma celebração americana mas no mundo globalizado que nossos filhos vivem é importante tomar conhecimento de aspectos de outras culturas. Não só a norte americana mas também de outras partes do mundo. Uma amiga passou uma dica muito legal sobre esse assunto que vou postar futuramente.






Para conseguir o extencil com a figura para cortar a abóbora é só colocar no Google "Halloween templates." Para colocar as luzes de natal que são mais seguras que usar velas é preciso fazer um furo no fundo da abóbora para passar o fio.

Mais idéia fofa para festas infantis


Que tudo esses espetinhos de melancia.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Ausência do pai pode afetar saúde da criança


Pai ausente, filho doente
Pesquisas provam que a figura paterna é tão importante para a criança que, quando ela se sente relegada a segundo plano, acaba com problemas de saúde
por André Santoro | design Eder Redder | fotos Gustavo Arrais
Complemento. Página 1 de 1

Quem nunca presenciou uma cena como a que sugere a da foto ao lado? Imerso na leitura do jornal, o pai ignora o filho, que suplica por alguns momentos de atenção. Frustrada com a rejeição paterna que remédio? , a criança se retira e vai brincar sozinha ou com algum amiguinho. Se isso acontece uma vez ou outra, nenhum problema. Agora, caso vire rotina, ela pode levar para a vida adulta uma série de transtornos psicológicos. A curtíssimo prazo, ou seja, ainda na infância, esse distanciamento acaba até mesmo afetando a saúde do pequeno enjeitado.

Vamos abrir mão de preconceitos: as mães também podem assumir essa postura de pouco caso. Mas o que você vai ler aqui são revelações que focam a figura do pai. Um deles vem do outro lado do mundo. A pediatra Melissa Wake, do Royal Childrens Hospital, em Melbourne, na Austrália, acaba de realizar uma pesquisa com quase 5 mil crianças entre 4 e 5 anos. Ela descobriu que a incidência de sobrepeso e obesidade na garotada em idade pré-escolar tem relação direta com a negligência dos papais.

Por que isso acontece? Ninguém sabe ainda. 'Aguardamos novas investigações para chegar a conclusões definitivas", diz a especialista. Mas a mensagem principal é que não devemos culpar só as mães pelos quilos a mais dos filhos, afirma. Ou seja, mesmo que elas sejam as responsáveis pela alimentação da garotada, como acontece em muitas famílias.

Cadê o juízo do menino


Nos dias 25 e 26 de setembro, às 16h, o grupo Roedores de Livros encena a peça “Cadê o juízo do menino?”, no Espaço Cultural Brasília Shopping.

A apresentação é um mix de histórias, músicas e brincadeiras que encanta o público de qualquer idade remetendo a uma infância livre de preconceitos e cheia de fantasias. No repertório, canções infantis como “Minhoca” e “Eu não, eu nada”. Os livros são sempre utilizados como um objeto primordial para a narrativa da peça e deles são extraidas várias histórias da literatura infantil.

As apresentações têm entrada franca e classificação indicativa livre. Os ingressos podem ser retirados no balcão de informações a partir das 14h. Vagas limitadas.

Teatrinho infantil “Cadê o juízo do menino?” com o grupo Roedores de Livros
Data: 25 e 26 setembro
Horário: às 16h
Local: Espaço Cultural Brasília Shopping
Telefone: (61) 2109-2122
Entrada franca e classificação indicativa livre
Os ingressos podem ser retirados no balcão de informações a partir das 14h. Vagas limitadas à lotação de 100 lugares. Ingressos limitados a 2 adultos por criança.

Tudo o que você precisa saber sobre o uso das cadeirinhas em automóveis


Site super legal que tira todas as dúvidas sobre as leis. Basta seguir o link.

Tudo o que você precisa saber sobre o uso das cadeirinhas em automóveis
http://www.bebe.com.br/familia/viagens/uso-das-cadeirinhas-em-automoveis.php

Restaurante com espaço para crianças em Brasília



Levar as crianças para os restaurantes pode ser mais tranquilo do que parece. Alguns estabelecimentos da cidade possuem espaços destinados ao público infantil, com brinquedos e atividades lúdicas.
4Doze Bistrô
Para as crianças, filé mignon grelhado com batata frita, arroz branco e molho barbecue caseiro e filé de frango com spaghetti ao molho de tomates

Endereço: CLS 412 Sul Bloco C loja 3
Bairro: Asa Sul
Telefone: (61) 3345-4351
Funcionamento: terça a sexta, das 12h às 15h e das 18h à meia-noite. Sábado e domingo, das 12h à meia-noite.

Bargaço
O Pontão oferece amplo jardim e parquinho para crianças

Endereço: SHIS QL.10 Pontão do Lago Sul
Bairro: Lago Sul
Telefone: (61) 3364-6090
Funcionamento: segunda a quinta, das 12h à meia-noite.Sexta e sábado, das 12 à 1h. Domingo, das 12h às 23h

Bier Fass
Aos sábados e domingos, das 12h às 18h as crianças podem brincar na brinquedoteca

Endereço: Pontão do Lago Sul ? SHIS QL 10 Lote 09
Bairro: Lago Sul
Telefone: (61)3364-4041
Funcionamento: segunda, das 16h à 1h. Terça a domingo, das 12h às 2h.

Confraria do Camarão
Aos fins de semana é montado um espaço para as crianças com cama elástica

Endereço: SCLS 212 Bloco A Loja 04
Bairro: Asa Sul
Telefone: (61) 3346-3234
Funcionamento: terça a sábado, de 12h às 16h e das 18h30 à meia-noite. Domingo, das 12h às 17h

Empório da Mata
A casa oferece amplo jardim com pomar e minifazendinha para crianças

Endereço: Setor Habitacional Jardim Botânico - Mansões Mata da Anta - chácara 15
Bairro: Lago Sul
Telefone: (61) 3427-1312
Funcionamento: Sexta a domingo, das 12h às 16h. Quinta a sábado, a partir das 19h

Ki-Mukeka
A casa oferece amplo jardim para crianças

Endereço: SHTN Trecho 02 Conj. 05 Parte A
Bairro: Setor de Clubes Norte
Telefone: (61) 3306-3134
Funcionamento: segunda a quarta, das 11h30 às 16h. Sexta, sábado e domingo, das 11h30 às 18h

Mangai
O restaurante oferece espaço para crianças com parquinho

Endereço: SCES conjunto 41
Bairro: Lago Sul
Telefone: (61) 3224-3079
Funcionamento: diariamente, das 12h às 22h

Fonte: site Quero Comer Brasília

Dica enviada por um amigo: Francisco no Patio Brasil.

Choppin para crianças no CCBB



Data: 2 e 3 de outubro | Sábado e Domingo
Horário: a ser definido
Local: Teatro I | SCES, Trecho 2, lote 22
Bilheteria/Informações: Terça a domingo, das 9h às 21h | Telefone: (61) 3310-7087
Entrada Franca | Senhas distribuídas uma hora antes do evento
Classificação : Livre

Maiores informações no site: http://www.bb.com.br/portalbb/page511,128,10174,1,0,1,1.bb?dtInicio=9/2010&codigoEvento=3656

Cake pops






Assista no site da Amazon um vídeo de como fazer http://www.amazon.com/gp/product/0811876373?ie=UTF8&tag=rachelkramerbuss&linkCode=as2&camp=1789&creative=9325&creativeASIN=0811876373

A Amazon entrega livros no Brasil sem taxas de importação caso queiram comprar o livro.

As crianças e seus amigos


Fotos:Getty Images

Essa matéria foi enviada por uma mãe por isso não tenho a fonte.

Os pais devem refletir bastante antes de interferir nas amizades das crianças

O que os pais devem fazer em relação às amizades dos filhos
Uma das principais preocupações dos pais na fase de crescimento de seus filhos diz respeito às amizades. É natural no processo de desenvolvimento social das crianças que elas busquem, desde cedo, fazer amigos na escola, nos condomínios ou na rua onde moram. Quando isso ocorre, duas questões são recorrentes: Os pais devem ou não interferir na escolha e na relação das crianças com seus amiguinhos? Em caso positivo, como devem proceder?

O assunto é controvertido, mas é possível definir algumas atitudes para auxliar os pais nessa tarefa, segundo os especialistas. Veja aqui algumas dicas preparadas pelo Especial Dia das Crianças do Terra sobre como se comportar em determinadas situações.

Escolha dos amigos

Muitas vezes, papais e mamães tentam impor a seus filhos que façam amizades com determinadas crianças. Essa não é uma prática das mais recomendadas, afirmam os especialistas. Em primeiro lugar, os pais devem entender que a escolha dos amigos faz parte do processo de socialização das crianças, algo que começa a partir dos quatro anos, fase em que elas selecionam as amizades de acordo com afinidades dentro do seu universo.

O ato de tentar mostrar para a criança quem deve ser ou não seu amigo pode comprometer o desenvolvimento dela. Isso não que dizer que os pais não devam acompanhar o relacionamento dos filhos com seus amiguinhos. Ao contrário, devem acompanhar essa relação e estar atentos a qualquer situação que possa se tornar um problema. Uma maneira é observar como as crianças se tratam quando estão juntas e também perguntar para os filhos como vão seus amigos, o que fizeram, do que brincaram.

Interferir ou não

Por serem ainda muito novos, os pequenos não entendem por que não devem brincar com este ou aquele amiguinho. Por isso, quando tiver que interferir nos relacionamentos dos seus filhos, procure fazer com muito tato. Primeiramente, evite conclusões precipitadas, sem motivos concretos, a respeito de um ou outro amigo do seu filho. Conhecer melhor o amiguinho e a família dele pode ajudar nesse caso.

Antes de tomar qualquer atitude, reflita e veja se a interferência é realmente necessária. Uma conversa entre pai e mãe ou com a professora e até mesmo com a família do amigo em questão pode servir para contornar o problema.

Sinal de alerta

Os especialistas afirmam que a fixação exagerada de uma criança por outra em especial é uma situação que requer atenção redobrada por parte dos pais. Entre as crianças com idades mais tenras, é fundamental ter abertura para várias amizades. E o fato de se relacionar apenas com uma criança, deixando os outros de lado, acaba sendo ruim para ela se desenvolver socialmente.

Se esse é o caso, é importante que os pais, por meio de conversas com os filhos, descubram o que faz daquele amigo tão especial e procure mostrar que outras crianças também podem se integrar ao seu círculo de amizades.

Proximidade entre as famílias

As amizades iniciadas na infância muitas vezes se estendem para a adolescância e a juventude, se transformando com o tempo. Por isso, é importante não apenas conhecer, mas procurar manter um contato próximo com os amigos dos seus filhos e com as famílias deles. Convidar os amigos da criança e suas famílias para visitas a sua casa, reuniões e festas – assim como aceitar os convites que estes lhe fazem – é fundamental para criar bons vínculos e compartilhar eventuais problemas e preocupações.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

EducationUSA Brasil - Estude nos Estados Unidos - Video 2

Education USA


Resolvi escrever essa postagens para os pais que desejam enviar seus filhos para fazer intercâmbio nos EUA. Existe um serviço oferecido pelos centros binacionais do Brasil que oferece orientação e aconselhamento gratuito para pessoas interessadas em fazer qualquer curso nos EUA. Os escritórios se chamam EducationUSA e o site no Brasil é o http://educationusa.org.br/
"O EducationUSA é a fonte oficial sobre estudos nos Estados Unidos e está presente em mais de 20 escritórios no Brasil, com orientadores treinados localizados em várias instituições parceiras sob coordenação da Comissão Fulbright do Rio de Janeiro com o apoio da Seção de Educação e Cultura (Bureau of Education and Cultural Affairs - ECA) do Departamento de Estado dos Estados Unidos."
Aqui em Brasilia o escritório funciona na Casa Thomas Jefferson www.thomas.org.br (clique em serviços/estude nos EUA) e o atendimento é feito com hora marcada na recepção da Asa Norte. No site acima é possível localizar os escritórios nos outros estados.
Vou publicar um vídeo do You Tube sobre o processo de admissão na graduação e pós na próxima postagem. Até dezembro sou a pessoa responsável pelo escritório em Brasilia.
O site oficial americano é: http://educationusa.state.gov/

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Esmalte para crianças


Eu não tenho menina mas postando a matéria sobre maquiagem me lembrei de uma dica legal de esmalte para crianças da Impala. Fabricado apenas com componentes aprovados para uso infantil, Impala Kids é o primeiro esmalte desenvolvido especialmente para crianças no Brasil. São oito cores, todas em tons suaves, que podem ser aplicadas pela própria criança e, depois, removidas com água e sabonete, proporcionando uma divertida brincadeira.

Piolhos


Informativo fornecido pelo Baby Hair. Valeu Selma.

Entenda a dentição da criança


Olha a janelinha!
Não importa se foi em razão de um tombo ou se os próprios pais trataram de remover o dente por causa do balança-mas-não-cai. A perda prematura do dente de leite pode prejudicar a arcada definitiva

por Thais Szegö

Durante a brincadeira a criança sofre uma queda, bate a boca e... lá se vai o dente. Tudo bem, era de leite, costumam dar de ombros pai e mãe, despreocupados, como se a primeira dentição não tivesse assim tanta importância. Errado. Os dentes de leite funcionam como um guia para os permanentes. Se eles caírem antes da hora, os vizinhos podem ocupar o lugar dos que ainda vão nascer e isso muda toda a confi guração do sorriso, avisa o dentista Oskar Razuk, professor da Fundação de Apoio à Pesquisa e Estudo de São Paulo, a Fapesp. O resultado final fica, digamos, um tanto torto. O problema, então, não será meramente estético.

Dente que cai antes do tempo exige visita imediata ao odontopediatra. Provavelmente ele vai sugerir um aparelho para conservar o espaço destinado ao permanente, explica Razuk. Isso se houve mesmo uma perda. É que não raro o dente não caiu, mas penetrou na gengiva e ficou ali bem escondido, sem ninguém desconfiar, explica o dentista Marcelo Sarra Falsi, de São Paulo. E a queixa de dor, se houver, acaba sendo atribuída ao traumatismo.

O outro lado dessa história é que, às vezes, o dente de leite demora demais para se desgrudar da gengiva e isso também atrapalha a erupção do permanente. O resultado é uma arcada dentária desalinhada, que fica com um encaixe imperfeito. Se o dente já está mole há uns dois meses ou há apenas alguns dias, mas a criança está reclamando de dor ou de incômodo ao mastigar, procure um especialista porque só ele pode removê-lo com segurança, indica o odontopediatra Paulo Nelson Filho, professor da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto, no interior paulista.

Outro erro comum e grosseiro é descuidar da higiene de dentes que estão na boca só de passagem. Até mesmo as cáriespodem migrar do dente temporário para o permanente por meio da raiz e isso obriga a um tratamento de canal ou mesmo a uma extração na mais tenra idade, conta Marcelo Farra Falsi.

Os cuidados com os dentes de leite devem começar quando a criança ainda está no útero materno. As grávidas precisam de muito cálcio e fósforo para a boa formação da arcada do bebê, diz Oscar Razuk. O açúcar, ao contrário, deve entrar na dieta com parcimônia. A partir do quarto mês de gestação, acredita-se, o feto já identifica o sabor adocicado e isso pode favorecer que ele vire um fã de doces no futuro, orienta.

Assim que o bebê nasce, e antes mesmo de o primeiro dente de leite surgir, já dá para evitar problemas. A boca da criança é menos resistente a microorganismos do que a dos adultos, conta Paulo Nelson Filho. Por isso pais, avós, babás, ninguém deve provar a comida na mesma colher que o pequeno irá usar para não contaminá-la, alerta ele. Pelo mesmo motivo, nada de soprar os alimentos para esfriá-los ou beijar a meninada na boca, acrescenta Oscar Razuk.

Por fim, um recado para grávidas e para mães que acabam de dar à luz: mamar no peito também é importante para o sorriso do seu filho. Isso exige mais esforço do que sugar o leite na mamadeira e estimula o desenvolvimento da mandíbula, explica Marcelo Sarra.

Seu filho respira pela boca enquanto dorme?

Criança que respira pela boca...
...corre o risco de acabar com déficit de atenção e hiperatividade, dificuldade de aprendizado e até problemas de crescimento

por Michelle veronese com Paula desgualdo

Sete da manhã — o pequeno, que já deveria estar de pé, mal consegue sair da cama. Está sonolento, cansado demais para ir à escola. Os pais insistem, a criança se esforça e, na sala de aula, aparecem as sequelas da noite mal-dormida: ela fica apática ou irritada, sem prestar atenção em nada. Se o seu filho anda passando por isso, olho atento ao narizinho dele. Os médicos estão cada vez mais convencidos de que esse órgão essencial para a nossa respiração, se não utilizado adequadamente, pode estar por trás de um inesperado efeito dominó. “Quando as crianças respiram pela boca, o cérebro recebe pouco oxigênio, o que prejudica a capacidade de atenção e o rendimento escolar”, afirma o otorrinolaringologista Manuel de Nóbrega, da Universidade Federal de São Paulo.

Essa relação é tão estreita que uma pesquisa inédita, realizada na Universidade de São Paulo, revela que a respiração bucal pode desencadear ou agravar o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em crianças. A ortodontista Carolina Marins, autora do estudo, confirmou o elo após acompanhar meninos e meninas com o problema (veja a nota: parece até outra menina). “Aqueles que voltaram a respirar pelo nariz apresentaram uma melhora impressionante no desempenho escolar e no quadro de TDAH”, conta ela.

É bom que fique claro: nem toda criança que respira pela boca está fadada a ter déficit de atenção e hiperatividade. “Cada coisa é uma coisa, e apenas em alguns casos os dois problemas estão relacionados”, alerta a fonoaudióloga Janete Barbosa, de Porto Alegre, que há 20 anos cuida de crianças com a síndrome da respiração bucal (SRB). Como os dois distúrbios comprometem o aprendizado infantil, muita gente se confunde. Daí, ela sugere um time de especialistas para fazer o diagnóstico correto.

O psicólogo ou o psiquiatra podem confirmar se é mesmo um caso de TDAH. Já o otorrinolaringologista, o odontopediatra e o fonoaudiólogo irão investigar o que está impedindo o pequeno de respirar pelo nariz. “Às vezes, pode ser um simples mau hábito, de quando a criança chupava o dedo ou tomava mamadeira”, diz Janete.

As causas ainda podem ser orgânicas — desvio de septo e crescimento do tecido que reveste as cavidades nasais, conhecido como adenoide — ou funcionais, quando deflagradas por rinite, sinusite e alergias respiratórias. “Em todas essas situações, o ar não passa livremente pelas vias aéreas superiores e a criança compensa aspirando pela boca”, diz Manuel de Nóbrega.

Agora, imagine a consequência de respirar de modo incorreto, dia após dia. “A criança pode ter dificuldade de deglutição, mastigação errada, a arcada superior tende a se projetar para a frente e a inferior para trás”, explica Carolina. Não é de admirar que até a aparência dos pequenos muda com o tempo — os músculos da face ficam flácidos, o rosto alongado, o olhar caído e a boca entreaberta. Sem oxigênio suficiente, o crescimento também é afetado. “No final das contas, é imenso o prejuízo para a socialização e o desenvolvimento do pequeno”, observa a psiquiatra Kátia Mathias, do Rio de Janeiro.

Mas calma, porque é possível reverter tudo isso — com a ajuda de vários profissionais, como já explicamos. “Cada um em seu campo vai avaliar como corrigir o problema e os efeitos da SRB”, conta Carolina. A duração do tratamento depende do caso em questão, assim como a indicação de aparelhos ortodônticos, cirurgia e acompanhamento fonoaudiológico. Ah, é preciso lembrar que, depois disso tudo, a síndrome pode persistir mais um pouco. Aí, a culpa é do cérebro. “Ele leva algum tempo para se adaptar à mudança”, entrega Janete. Mas, com paciência, o menino ou a menina logo voltará a usar o nariz para a nobre função de respirar.

De olho na boca
É com a ajuda dos lábios — e não das narinas — que o respirador bucal absorve o ar que vai para os pulmões. Note como fica a criança com esse problema:

• Mantém a boca aberta na maior parte do tempo
• Dorme mal e ronca
• Sente sonolência e irritação
• Articula mal as palavras
• É desatenta e tem baixo rendimento escolar

Educar para as emoções


“Meu filho vai ter nome de santo / Quero o nome mais bonito”. Os versos da música-ícone “Pais e Filhos”, da banda Legião Urbana, simbolizam a vontade que quase todo pai tem de fazer o melhor para o seu herdeiro. Antes mesmo de o bebê nascer, pai e mãe embarcam num planejamento detalhado, que vai do nome de batismo à escolha da escola. Não raro, a criança mal saiu do berço e já está disputando vaga num dos melhores colégios de sua cidade, fenômeno percebido principalmente entre as famílias de classe média alta.

“Os filhos hoje são verdadeiros tesouros de seus pais. Dizemos que são superinvestidos”, sinaliza o médico Luiz Carlos Prado, psicoterapeuta familiar de Porto Alegre, RS. Esse superinvestimento se dá em diversos sentidos. Não apenas as crianças são muito amadas, vigiadas e protegidas, como frequentam escolas concorridas e têm acesso a bens materiais caríssimos, como videogames e computadores de última geração.

Expectativas demasiadas e excesso de proteção e de mimos, porém, conduzem muitas vezes a um quadro indesejável: a criança pode se tornar um jovem cheio de conhecimentos, entretanto pouco capaz de se relacionar em grupo e, pior, insatisfeito e infeliz. Acostumado a ter tudo à mão, ele reage mal diante das dificuldades intrínsecas à vida e à convivência em sociedade. Consequentemente, não desenvolve a segurança e o jogo de cintura necessários para a satisfação pessoal e o sucesso profissional.

A ironia é que são essas características prejudicadas pelo excesso de investimento – habilidade para conviver, empatia, flexibilidade – que o mundo profissional mais tem procurado. Em um estudo recente, a IMC Consultoria Empresarial, do Rio de Janeiro, divulgou que 75% das empresas brasileiras consideram a chamada “inteligência emocional” mais importante do que os conhecimentos práticos de seus funcionários. Não adianta, portanto, investir na hiperqualificação de seu filho sem, ao mesmo tempo, lhe garantir uma formação emocional tão sólida quanto.

Atividade física melhora desempenho escolar


Pular corda, jogar bola e correr influenciam a capacidade de aprendizado das crianças

por Giuliano Agmont design e ilustração Eder Redder


Como anda o rendimento do seu filho no colégio? As notas nunca foram tão baixas e os professores vivem reclamando da falta de envolvimento dele nas aulas? E na hora de fazer a lição de casa é aquele sofrimento? Calma. Antes de sair vociferando com o boletim nas mãos e aplicar aquele sermão típico de pais zelosos, tente uma estratégia mais sutil — e eficiente. Que tal propor a ele que se exercite mais?

É isso mesmo! A ideia é que a criança corra, pule e brinque até cansar, todos os dias, na escola ou em casa. Se ela tiver uma bola, uma corda ou, quem sabe, uma piscina por perto, melhor ainda. Na verdade, o que um estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, acaba de revelar é que a atividade física tem relação direta com o desempenho escolar da molecada.

Os pesquisadores submeteram crianças de 9 e 10 anos a testes de raciocínio em dias diferentes. No primeiro, elas caminharam sobre a esteira; no outro, descansaram. “O exercício físico fez com que os garotos tivessem maior atenção nas avaliações, melhor resultado nas tarefas e compreensão mais clara da leitura”, conta a SAÚDE! o autor do trabalho, Charles Hillman. Ainda faltam explicações bem aprofundadas sobre a influência da atividade física na capacidade de aprendizado das crianças. Segundo Hillman, o que se sabe por enquanto é que suar a camisa mexe com o cérebro: “O exercício faz com que proteínas e neurotransmissores associados a aspectos importantes da aquisição de conhecimento atuem de forma diferente”, diz.

Ricardo Barros, coordenador do Grupo de Trabalho em Medicina Desportiva e Pediatria da Sociedade Brasileira de Pediatria, vai além e dá como exemplo a ginástica rítmica. “É preciso concentração, habilidade de postura, coordenação e equilíbrio para aprender movimentos como estrela ou cambalhota”, explica o pediatra. “Repare que são todos requisitos também atrelados à aprendizagem.”

Os especialistas, porém, destacam um aspecto importante negligenciado pelos adultos: crianças devem praticar atividades físicas recreativas, e nunca competitivas. “Os pequenos querem brincar. Distorcer esse interesse é um erro”, enfatiza Jorge Steinhilber, presidente do Conselho Federal de Educação Física. “Até os 10 anos, eles devem de preferência fazer jogos de coordenação motora com bolas, panos, arcos, papel e o que mais a criatividade permitir.”

Outra recomendação fundamental é nunca exigir demais da meninada, tampouco cobrar resultados. Isso só vai trazer desilusão, frustração e abandono precoce da atividade. “Além disso, o excesso de treinamento pode levar a distúrbios do sono, falta de apetite, cansaço e lesões musculares constantes”, alerta Ricardo Barros.

Maquiagem para garotas


Batons, brilhos e blush podem ser uma brincadeira, mas precisam de limite. Produtos impróprios para menores fazem mais do que apenas borrar o rosto infantil

por GIULIANO AGMONT | design GLENDA CAPDEVILLE | fotos ALEX SILVA


A paulistana Gabriela Caruso, do alto de seus 3 anos e meio, já é uma moça. Pelo menos, é o que ela acha. Adora brincos, colares e anéis. Escolhe roupas e sapatos. Bonecas? Só as de luxo. Agora, quer vê-la realmente feliz? Entregue em suas pequeninas mãos um brilho labial!

O frenesi em torno das maquiagens não é privilégio de nossa esfuziante personagem, retratada na página ao lado. É o máximo para qualquer garota. O problema é quando a brincadeira e a curiosidade dão lugar à necessidade cotidiana de se pintar, expondo a frágil pele da criança a substâncias químicas nem tão inofensivas assim para ela.

O que fazer? Um cuidado importante é prestar atenção na frequência com que a filha brinca de maquiagem. “De vez em quando, ir a uma festinha toda pintada é divertido. Mas, se o uso desses produtos de beleza passa a ser constante, há alguns riscos”, avisa o pediatra e toxicologista Sérgio Graff, de São Paulo. O perigo é maior quando a criança utiliza maquiagens que vêm em brinquedos e os cosméticos da mãe. “Os produtos podem ser hipoalergênicos para a pele da mãe, mas isso não significa que serão seguros para a da menina”, alerta Graff.

Na prática, o que os especialistas recomendam é: se for para a criança se maquiar, vale a pena investir em kits infantis certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O problema de usar qualquer substância no rosto dos pequenos é que a pele deles, imatura e fina, tem uma absorção maior. “A camada de gordura, a penugem e a pigmentação ainda estão em formação. Soma-se a isso a falta de imunidade dos mais jovens frente a corpos estranhos”, resume a dermatologista Ana Mósca, do Rio de Janeiro. “Há casos de crianças com alergias, irritações e até queimaduras químicas por causa do uso indevido de maquiagens.”

A mãe da pequena Gabi, a psicopedagoga Juliana Caruso, não estimula a filha a usar maquiagem, principalmente fora de casa, mas tomou algumas medidas para a segurança da criança: “Eu mesma passei a usar brilhos e batons infantis para não correr o risco de a Gabi pegar o que não deve na minha bolsa”.

Antes que os pais se desesperem, os especialistas lembram que um pouquinho de maquiagem hipoalergênica, vez ou outra, costuma ser inerte. Na verdade, o que mais preocupa são os aspectos emocionais. “Entre 3 e 5 anos, a menina se projeta na mãe e quer se produzir como ela. Isso é normal. O que não é normal é a filha pular a fase infantil e se tornar algo que não é”, alerta a médica Ana Mósca. Fique atento se é o caso e, na dúvida, procure ajuda especializada.

Festa de aniversário no Kart de Brasília




Estou repassando algumas informações sobre festas infantis no Carrera Kart que funciona no Parque da Cidade.
Eles oferecem salgados, bebidas, decoração, (Senninha para meninos e Penelope Charmosa para as meninas), liberação da pista por uma hora para as crianças pilotarem, etc. A decoração não é o forte da festa mas a diversão é garantida e o que as crianças querem mesmo é se divertir. Achei os preços um pouco salgados também mas de repente tudo isso pode ser negociado.
As fotos foram enviadas por eles e o contato para obtêr mais detalhes pode ser feito pelos telefones:(61) 3226 0526 ou 3224 5556.

Para cortar os cabelos dos pequenos

Quero indicar um salão infantil maravilhoso aqui em Brasília. Se chama Baby Hair e fica na 405 Norte. A dona se chama Selma e é super competente e da última vez que levei meu filho lá fiquei sabendo que agora eles estão fazendo festas de aniversários infantis no salão. Os detalhes ela ficou de me enviar e na hora que tiver em mãos eu publico aqui nesse blog. O Salão possui ambiente personalizado para bebês, meninos e meninas, a partir de 0 anos.Pequena boutique infantil com acessórios exclusivos, brinquedoteca, tv de Plasma com filminhos e desenhos animados e profissionais especializados em crianças.

Baby Hair – 405 Norte, Tel: 3347.7901 – www.babyhair.com.br

Festa infantis diferenciadas

Trilhas, passeios e oficinas ao ar livre são opções divertidas para fugir do bufê na hora do parabéns.
Eu sempre curti a idéia mas a falta de tempo nunca me permitiu pois a organização dessas festas dá muito trabalho. Agora já existem empresas especializadas em organizar mas ainda não encontrei uma em Brasília. Quem souber pode enviar a dica pra gente. Uma amiga fez a festa do filho com o Moleque Mateiro no Rio www.molequemateiro.com.br e as crianças curtiram muito. Em São Paulo existe a wwww.festapasseio.com.br, e em Curitiba www.mikewood.com.br

Pato Fu - Música de Brinquedo - Live And Let Die (Paul & Linda McCartney).

sábado, 18 de setembro de 2010

Indicação de livro infantil


Dica de mãe: O livro infantil "Tem planta que virou bicho" incentiva a alimentação saudável de um jeito muito diferente e divertido. Através de uma historinha ilustrada com imagens de esculturas de bichinhos feitas com vegetais, a criança aprende mais sobre os alimentos e sobre como consumí-los. O livro tem sido destaque em vários jornais, revistas e canais de Tv. Boa leitura…e bom apetite

Domingo no Parque


Dicas de programas ao ar livre em Brasília, Rio e São Paulo. Adorei as dicas publicadas em http://www.comerparacrescer.com/
Se tiver dicas legais para passeios infantis mande pra gente publicar.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

domingo, 12 de setembro de 2010

Parque da Cidade-Brasilia


Pretendemos neste blog dividir com outros pais dicas de programas, lugares para conhecer e também questões pertinentes ao universo infantil. Pra quem está em Brasília a pouco tempo acho válido mencionar o Parque da Cidade que é um lugar maravilhoso para passear com a família. Lá dentro funciona o Kart que já mencionei em outras postagens, o parque de diversões Nicolândia, lago com pedalinhos e caiaques, bosques com churrasqueiras e lanchonetes, campos de futebol, ciclovia, campo de aeromodelismo,restaurantes, anfiteatro e estádio hípico. O parque oferece três círculos de quatro, seis e 10 quilômetros para a prática de caminhadas, cooper e passeios tudo isso em uma área de 420 hectares. O Parque da Cidade - Sarah Kubitschek é assinado por três grandes nomes de Brasília. O projeto arquitetônico é de Oscar Niemeyer, a obra paisagística ficou a cargo de Burle Marx e a área urbanística foi desenvolvida por Lúcio Costa.

Boliche


Um programa que já fiz várias vezes foi levar meu filho ao boliche. Aqui em Brasília existem duas pistas e sempre convido outras mães para fazer o programa mais divertido e barato pois podemos dividir o aluguel da pista. Como já postei anteriormente, criei um grupo de mães amigas no Yahoo e usamos este canal para marcar programas por ser uma forma mais fácil e rápida de comunicação.
Os endereços dos boliches em Brasília são:

Lucky Strike: SEPN 513 Bl A s/n lj 25 an 1 Brasília - 61 3340-1466
Park Bowling: Park Shopping- 3º Piso, próximo à Praça de Alimentação

Exposição "O Universo ao Seu Dispor"

O Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento dos Servidores da Câmara dos Deputados - CEFOR, em uma parceria com o CasB - Clube de Astronomia de Brasília e a com AEB – Agência Espacial Brasileira, realizará a Exposição "O Universo ao Seu Dispor" entre os dias 14 e 30 de Setembro de 2010.
A abertura será no dia 14/09 (Terça-Feira) com a palestra do Astrônomo Airton Lugarinho, no Auditório do CEFOR às 17 horas. A exposição estará aberta a visitação de 9 às 18 horas (de segunda a sexta) até o dia 30/09.
Estarão disponíveis para a população: Exposição de foguetes, Roupa de astronauta da AEB, Sala de projeção com "viagem espacial" (Stellarium ou Celestia), vídeos, exposição de constelações, Relógio de Sol, exposição de telescópios, maquetes de constelações, Sistema solar em escala, entre outras atividades.

Endereço: Edificio do Cefor, Complexo Avançado da Câmara dos Deputados, Via N-3, Projeção L, Setor de Garagens Oficiais de 14 a 30/09 de 9 às 18 horas (de segunda a sexta).
Link do mapa do endereço: http://migre.me/1cU95

Feira da Torre


A fonte de água da antena de TV de Brasília foi restaurada e já está funcionando. Fui informada que à noite é ligada com música e luzes coloridas. Estive lá hoje mais uma vez para soltar pipa e ela estava em pleno funcionamento enchendo os olhos do meu filho de admiração. Prometi leva-lo novamente à noite para ver o espetáculo completo. Quando eu era criança adorava ir ver as fontes da Praça da Liberdade em Belo Horizonte. Programas ao ar livre são ótimos para crianças.

Sobre o kart



Já havia colocado uma postagem sobre corrida de kart. Hoje levei meu filho para fazer o programa que tinha sido indicado por uma amiga. Muito legal e a criançada amou. Na verdade os carros são de mini formula 1 e as crianças vão acompanhadas do instrutor e somente depois de algumas voltas é que podem ir sozinhos. O preço é de 18 reais por 3 voltas mas a pista é bem longa. Essas fotos foram tiradas lá.