domingo, 16 de setembro de 2012

Maquiagem para crianças gera polêmica


O uso de desodorantes, maquiagem e perfumes por crianças voltou a ser tema de polêmica após a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) abrir consulta pública para definir regras para a venda dos produtos.

Pais e especialistas se dividem sobre a medida. De um lado, a consulta vai permitir a definição de regras claras e específicas para o público infantil, como fórmulas de produtos ou explicações de rótulos para evitar acidentes.

De outro, pode incentivar ainda mais os pequenos a usar produtos de adultos.No meio dessa polêmica estão os fabricantes que estão de olho no mercado.

A dermatologista do Hospital Bandeirantes Susy Rabello diz que a regulamentação é importante, mas pondera que os pais não devem estimular os filhos a usá-los.
Segundo ela, a maquiagem precoce pode trazer alergias. Outro perigo: maquiagem de bonecas não podem ser usadas por crianças. "Quanto mais tarde começar a usar, melhor", diz.

Para a psicóloga Mariana Schwartzmann, especialista em adolescência pela Unicamp, a consulta pública é "uma decisão mercantilista". "A maquiagem tem conotação de sedução, portanto, estaríamos sexualizando precocemente a criança."

Para Marcelo Sidi Garcia, da Anvisa, a consulta servirá para proteger as crianças. "Vamos aumentar o grau de exigência nos testes para fabricar esses produtos", diz.

Julia Fossa, 10, aprendeu a se maquiar observando a irmã Tatiane, 19. "Minha irmã faz pinturas lindas", diz Julia. "Formamos uma boa parceria porque ela me maquia e eu, a ela", diz Tatiane.
Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário