sexta-feira, 27 de abril de 2012

terça-feira, 24 de abril de 2012

15 dicas para ajudar seu filho a enfrentar as provas da escola

Basta a escola informar as datas previstas para a famosa "semana de provas" para que um clima de tensão se instale em sua casa e a rotina de estudos sofra uma drástica mudança? Atenção. As provas são parte importante da avaliação e, claro, o baixo desempenho pode levar à repetência, porém, elas devem ser encaradas como uma simples rotina. Como evitar o desgaste de perceber, na véspera da prova, que seu filho não absorveu o conteúdo mínimo necessário ou que tem muitas dúvidas sobre determinado assunto? Como ajudar diante da grande quantidade de disciplinas e assuntos que são cobrados neste momento? Dois educadores ouvidos pelo Educar para Crescer apresentam uma fórmula infalível para resolver estes problemas e fazer com que este período seja tranquilo e até prazeroso: garantir que seu filho estude um pouco a cada dia, desde o começo do ano, de forma organizada e contando com seu acompanhamento. Algo que, se não está sendo feito, deve ser iniciado o imediatamente. "Isso significa fazer a lição de casa e os trabalhos solicitados, mas também rever o conteúdo passado em cada aula, diariamente", explica a psicopedagoga Marcia Zebini. "O ideal é, junto com a criança ou adolescente, montar uma tabela com as disciplinas que serão estudadas a cada dia da semana, determinando um horário para que isso seja feito". Ela sugere, por exemplo, no caso de quem estuda pela manhã, que a segunda-feira à tarde seja dedicada para revisar os conteúdos das disciplinas das aulas previstas para terça-feira. A estratégia permite o aluno perceber se tem dúvidas e resolvê-las com o professor já na aula seguinte e também deixa os assuntos "frescos" para a complementação que virá. A orientação é compartilhada pelo professor Laércio da Costa Carrer, coordenador do Ensino Fundamental 2 do Colégio Albert Sabin, que destaca a importância da participação dos pais neste processo. "É envolver-se, acompanhar e motivar seu filho, mostrando que o aprendizado tem um sentido e significado para além da prova, pois o conhecimento adquirido na escola servirá para os desafios pessoais e profissionais da vida", afirma. Ambos ressaltam que o estudo contínuo deixa a aprendizagem mais fácil, amplia a confiança do estudante para os momentos de avaliação e, assim, ajudam a tornar a escola algo prazeroso. Os dois entrevistados apresentam 15 dicas sobre a melhor postura a tomar antes, durante e depois do período de provas, mas ressaltam que elas apenas complementam a orientação essencial, que é a do estudo contínuo.
Mais ifnormações e dicas no site: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/prova-679844.shtml

Boas idéias

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Os Chefinhos, oficina de gastronomia para crianças

Conheça um novo conceito de festa infantil onde as crianças serão os verdadeiros chefinhos! A Oficina de gastronomia "Os Chefinhos" é uma experiência onde as crianças exercitam a criatividade, a imaginação e os sentidos. "Os Chefinhos" leva toda a estrutura necessária para a realização da Oficina.
Estão inclusos: Preparo das massas de cupcake com 2 sabores escolhidos pelo cliente; Biscoitos em diversos formatos, tais como: corações, carrinhos, estrelas e muitos outros; Massa de brigadeiro e beijinho para as crianças criarem seus próprios docinhos; Diversos glacês com várias opções de cores para decorar os biscoitos e cupcakes; Enfeites e confeitos: glitter, sprinkles, granulados coloridos, wrap's e outros fofissímos; A Oficina tem aproximadamente 3 horas de duração e é indicada para crianças a partir de 6 anos. Ao final da Oficina as crianças levam suas próprias criações para casa. O material utilizado é 85% importado dos EUA. Veja nossa galeria de fotos !!! Entre em contato e faça uma festa inesquecível e super-divertida! Informações e contato no site: http://www.oschefinhos.com.br

Dia mundial do livro

Incentive a leitura. Seu filho agradecerá com um bom desempenho escolar.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Você tem medo de dizer não ao seu filho? (excelente texto para reflexão)

“- Meu filho tem 3 anos e só gosta de comer cocô. Não consigo fazer ele comer mais nada. Então, sirvo cocô mesmo!”
Acha a frase acima um absurdo? Você não tem ideia de quantas vezes ouvimos e lemos isso aqui no blog. Desconfiamos que tem um bocado de gente deixando os filhos comerem muita m@#$% travestida de macarrão instantâneo, comida pronta congelada, embutidos, snacks, gelatinas artificiais, bolinhos industrializados e recheados de cremes gordurosos, sucos em pó, balas com formato de minhoca, de coração, de letras…

Para o cocô, a gente diz não!

Então, por que também não dizer não para o macarrão instantâneo, comida pronta, refrigerante e afins?

Alternativas:

A – Porque ele só come isso!
B – Porque não dá tempo de preparar algo mais saudável.
C – Porque quando eu digo não, ele grita, chora, esperneia.
D – Porque não tenho paciência para negociar.
E – Por que essas comidas que vocês citaram acima são m@#$%, não entendi?

O que nos intriga não é o fato da criança comer essas coisas de vez em quando. Nos preocupa são os pais não saberem dizer não aos filhos e ficarem reféns da criança. Educar o paladar dos filhos dá trabalho. Dizer não, dá trabalho. Fazer feijão fresquinho dá trabalho. Dar limites dá trabalho. Quando éramos criança, tínhamos de comer o que era servido – e em silêncio. Hoje, muitos pais são mais liberais. Mas uma educação mais liberal não elimina a parte chata que é dizer não aos filhos. Além de correr o risco de criar um adulto que come errado, sujeito a várias doenças crônicas e fatais, também um adulto que não sabe lidar com a frustração.

Então, para dormir sabendo que fez a coisa certa, que tal aprender a dizer não para o seu filho também quando o assunto é alimentação?

Fonte: Comer para Crescer

terça-feira, 17 de abril de 2012

Exposição Harry Potter-Londres


Se você tem planos de visitar Londres e tem filhos que adora os filmes do Harry Potter pode aproveitar para visitar uma grande exposição com vários cenários do filme. A exposição acontece em Watford (Inglaterra) e as informações estão disponíveis no site www.wbstudiotour.co.uk.
Pela primeira vez serão mostrados cenários como os escritório do professor Dumbledore, a ponte de Hogwarts, a cozinha da família Weasley e até a sala comunal da escola, onde acontece a exposição.
Os ingressos só podem ser comprados pelo site e custam 21 libras para crianças e 28 libras para adultos.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Festa Pequeno Principe-parte 2


Finalmente encontrei meu CD com as fotos da festa do Pequeno Principe que fiz para o aniversário de 3 anos do meu filho. Muita gente me pediu para ver as fotos pois é um tema difícil de encontrar mesa e mencionei na outra postagem que na época fiz uma boa parte da decoração sozinha. Na verdade na última hora uma amiga encontrou uma mesa para alugar aqui em Brasília na Splash Party. Mesa essa, aliás, que passou por um "upgrade" e está lindíssima, como pude verificar da última vez que estive por lá. Quem mora em Brasília pode aproveitar.




A imagem do Pequeno Príncipe eu ganhei de uma amiga que mandou fazer e colar em uma chapa dura de plástico. Ela também mandou fazer uns posters com trechos tirados do livro. Esses eu coloquei nas paredes do salão de festa. Como não tinha esperanças de encontrar a mesa do tema mandei fazer a camiseta para meu filho usar, o papel de arroz (tenho o contato da pessoa que faz em Brasília) e também a vela com o mouse pad que encontrei na Tok Stok. Curti muito organizar essa festa. Na época deu muito trabalho mas, nos dois anos seguintes, eu fiz em casa de festa e achei muito impessoal. Gostei muito mais de pensar em cada detalhe e de organizar a festinha; apesar de não ter ficado tão lindo como uma produção profissional. Além disso, as crianças curtem acompanhar o processo de organização. Me lembro que adorava meus aniversários quando criança. Era só um bolinho em casa mas acompanhava a movimentação na cozinha, raspando as latas de Leite Moça e vendo tudo ficar pronto.

Festa de bailarina

Mais idéias para festa de bailarina. Olha que fofo essas lembrancinhas. Encomendas no site: http://fofuxasfofas.blogspot.com.br

De Ana à Z: PÁSCOA 2012



De Ana à Z: PÁSCOA 2012: Esse ano me inspirei mais do que o ano passado. Elaborei três tipos diferentes de lembrancinhas de Páscoa para os professores do meu pequeno...
Fonte: http://www.deanaaz.blogspot.com.br/

terça-feira, 10 de abril de 2012

3 idéias para reaproveitar berços usados.

Que máximo!



Fonte: http://www.ciclovivo.com.br

Festa de bailarina


Olha que lindeza. Adoro idéias criativas; no site deles tem mais fotos lindas.
Fonte:http://gabibarretofestas.blogspot.com.br/

Guia para uso responsável da internet-pais

http://www.internetresponsavel.com.br/pais/

Este Guia foi criado para ajudar você a entender melhor a dinâmica da internet, tirar dúvidas, aprender algumas dicas e se sentir mais preparado para orientar seus filhos a navegarem de maneira segura e responsável.